centro educativo burle marx - inhotim brumadinho mg, brazil
- tech chart
- Architect Arquitetos Associados Principal architects Alexandre Brasil, Paula Zasnicoff Architects team Edmar Ferreira Junior, Ivie Zappellini, Rosana Piló Hydraulic Air Conditioning Tuma Engeth / Projeta Structure Marcello Cláudio Teixeira, Sigefredo Fiúza Saldanha Constructor Eng. Felipe Salim / Eng. Frederico Grimaldi(auditório) Client Centro de Arte Contemporânea Inhotim website/contato: www.arquitetosassociados.arq.br Construction area 1.705 m2
- description
o instituto inhotim é um complexo museológico original, constituído por uma seqüência não linear de pavilhões em meio a um parque ambiental. suas ações incluem, além de arte contemporânea e do meio ambiente, iniciativas nas áreas de pesquisa e de educação. é um lugar de produção de conhecimento, gerado
a partir do acervo artístico e botânico.localizado em brumadinho, a 60 quilômetros da capital mineira, possui um importante acervo de arte con-
temporânea e uma extensa coleção botânica. em inhotim, o meio ambiente convive em interação com a arte, e são o ponto de partida para o desenvolvimento de ações de caráter socioeducativo nas mais diversas áreas.
(disponível em: www.inhotim.org.br)o instituto inhotim, com seu acervo de arte e botânica, busca, com a construção do centro educativo burle marx, sistematizar e potencializar o caráter formador e a vocação educacional de suas atividades. além de atender a todas as atividades de educação desenvolvidas em torno do acervo e das exposições, o programa educacional deve funcionar também como um equipamento da comunidade do entorno, oferecendo programas de formação e qualificação profissional em áreas nas quais inhotim atua.
o edifício do centro educativo foi implantado como um elemento de organização e acesso aos grupos educativos diferenciados ao museu. sua localização, no limite da área do museu, junto à alameda de acesso principal e próximo à recepção, potencializa esta relação. o centro educativo funciona como local de chegada e partida, e estabelece, através do edifício, o percurso de acesso ao museu. um edifício ponte sobre o lago.
foto – fachada noroeste – acesso principal
a praça de acesso do centro educativo conduz o público à área de acolhimento, onde ocorrerá a organização e direcionamento conforme as atividades dos grupos. partindo do acolhimento pode-se acessar diretamente a biblioteca, os ateliês e também o auditório. o acesso ao museu será através da cobertura. nela está a praça elevada, inserida sobre um grande espelho d’água no qual serão exploradas espécies botânicas ainda inexistentes em inhotim, propiciando uma grande integração entre a arquitetura e o paisagismo.
neste edifício a experimentação da arquitetura se funde ao exuberante paisagismo local. tanto no percurso sobre o espelho d’água quanto nos percursos entre os diferentes programas do edifício. a circulação é feita por varandas, espaços de convívio e contemplação.
a cobertura é constituída por três lajes nervuradas em concreto aparente, moduladas em 80cm, o que proporciona organização e racionalização dos materiais utilizados. a própria organização do programa solucionou a necessidade técnica das juntas de dilatação entre as lajes, tornando independentes as lajes da biblioteca, a dos ateliês e a do acolhimento/auditório. o único volume que se eleva sobre a cota da praça elevada é o urdimento do auditório, também construído em laje nervurada.
o desenho do chão tem maior liberdade. a diferença de nível entre a praça de acesso (726,80) e acolhimento (723,00) propiciou a implantação de um anfiteatro ao ar livre, voltado para o edifício. o pequeno desnível entre o acolhimento (723,00) e o foyer do auditório (724,20) além de potencializar o uso deste espaço como local de eventos, promove certa independência de uso num espaço único. as lajes de piso sob a biblioteca e sob as salas de aula realizam a extensão do território, flutuando sobre o lago, em nível com o acolhimento (723,00). estas lajes de piso também são nervuradas, seguindo o mesmo módulo da cobertura.
o centro educativo é essencialmente um local de trabalho e conhecimento, onde a relação do público com inhotim será potencializada.