balneário de águas das prata joão walter toscano, massayoshi kamimura, odiléa setti águas da prata sp, brazil

tech chart
balneário de águas da prata / authors: joão walter toscano, massayoshi kamimura / project date: 1971 / location: rodovia governador adhemar de barros, águas da prata, sp.
description

http://www.arquiteturabrutalista.com.br/fichas-tecnicas/dw%201971-128/fichatecnica1971-128.htm

/

a inserção na paisagem, que é reelaborada para melhor compatibilizar-se com o volume proposto, é estratégia desenvolvida no balneário de águas da prata, não só por solicitação do programa, voltado ao lazer e valorização dos recursos naturais do lugar, mas igualmente seguindo a tradição de fazer do balneário um edifício público, adequadamente monumental, mas convidativo ao usuário. a compatibilização de ambas solicitações resulta num edifício plenamente visível, cujo desenvolvimento em curva acompanha os patamares do terreno parcialmente minimizando o impacto da grande construção pela ênfase em sua horizontalidade, garantindo amplas visuais desde e para o balneário.

toscano já contava no momento da criação dessa obra com mais de quinze anos de experiência profissional e com vários projetos de grande interesse e qualidade realizados nos anos 195,0 sem que ele se filiasse à então nascente tendência brutalista, mostrando preferência pela combinação de volumes puros que não prescindem da leveza e transparência. a partir de meados dos anos 1960, toscano vai empregar o concreto aparente em suas obras, sendo exemplo dessa parcial aceitação da linguagem brutalista os edifícios do campus universitário de araraquara (1968) e sua própria casa (1967). sua inquietação criativa e vontade experimental permanente garantem sua autonomia em relação à escola brutalista, mesmo quando aceita alguns de seus pressupostos formais; até porque o faz de maneira peculiar, desprovida do excesso de peso das empenas de concreto, material que ele emprega sempre de maneira restrita, quase somente nos planos horizontais e colunas.

apesar dessas diferenças pode-se considerar que, naquele momento de fins dos anos 1960 a meados dos anos 1970, e à semelhança de outros criadores, toscano sintoniza-se com a tendência então já em curso e bastante estabelecida, e com ela colabora no sentido de apontar alternativas de síntese entre esta e outras tradições da arquitetura brasileira e contemporânea, numa hibridização de alto interesse. que se tornou exemplar tanto por abrir novas possibilidades de estratégia projetual (depois bastante imitadas, nem sempre de maneira tão erudita) como por abrir novas possibilidades de combinação no uso de materiais e no cuidado com os acabamentos e detalhamento (num bom caminho, também nem sempre devidamente seguido).

 balneário de águas das prata joão walter toscano
 balneário de águas das prata joão walter toscano
design and development:
nu [nudesign.com.br]